Depois de cerca de 20 anos a transformar utilitários do dia-a-dia em máquinas vencedoras de rali e ocasiões onde o condutor comum se sentia na pele de um piloto com “kit de unhas”, em 1985 a Ford criou o que se tornou o seu modelo mais rápido e talvez o mais icónico de todos os tempos: este é o Sierra RS Cosworth.
O pouco discreto Sierra RS Cosworth não era apenas um carro de estrada de aparência selvagem, era um modelo desenhado e construído para vencer corridas. Os regulamentos do Grupo A da década de 1980 exigiam que 5.000 unidades fossem construídas para homologar um carro e permitir que ele competisse, então no seguimento da tradição que havia sido estabelecida com o Lotus Cortina e o Escorts RS, a Ford pegou no seu “patinho feio” Sierra e deu-lhe uma injeção de caráter competitivo. Apesar da enorme asa traseira, a parte mais significativa do Sierra RS era o motor de quatro cilindros turbo de 2 litros. Foi por isso mesmo que a Cosworth – a empresa de engenharia que desenvolveu o motor – acabou por integrar o nome oficial do carro.
A produção muito limitada deste especial de homologação, a juntar ao facto de muitas unidades terem desaparecido nos anos 90, tornam este num modelo muito raro. Esta unidade foi totalmente revista e está em muito bom estado.
Notas
Ford Sierra RS Cosworth 2.0L
1987
56 000 km
Gasolina
Manual
70 000 €
ID rM9xq